TADS IFGoiano-Urutaí
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Principais IDEs para Java
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptyOntem à(s) 9:27 pm por juk

» LINKS PARA BAIXAR O OFFICE
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptyTer Abr 23, 2024 5:57 pm por juk

» Backup FULL FIREFOX
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptyDom Abr 07, 2024 3:16 pm por juk

» Backup FULL CHROME
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptyDom Abr 07, 2024 2:59 pm por juk

» Dowloand de Videos youtube Sem Permissão adminstrador
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptySeg Jan 02, 2023 2:13 pm por juk

» Cypecad 2019
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptySeg Jan 02, 2023 1:41 pm por juk

» Atualizando é instalando o IExplorer 11 no windows 7
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptyTer Ago 30, 2022 10:54 pm por juk

» COMO HABILITAR INTERNET EXPLORER NO WINDOWS 10
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptySex Abr 29, 2022 6:43 pm por juk

» Usando o Monitor de Recursos do sistema para identificar processos Associados.
Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões EmptyQua Abr 06, 2022 10:19 am por juk

Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 192 em Ter Out 26, 2021 6:07 am

Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões

Ir para baixo

Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões Empty Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões

Mensagem  Diego Henrix Sáb Nov 03, 2012 3:20 pm

Podemos usar bibliotecas prontas para fazer programas que usam o modo gráfico.

Com elas podemos desenhar objetos geométicos e manipular imagens.
E a partir daí fazer o que se imaginar.


Biblioteca graphics.h:
É bem fácil de usar no Windows com o Dev. No Linux também é possível mas é um pouco mais complicado.
É uma biblioteca bem simples e por isso não é muito potente. Se você precisar de funções avançadas vai ter que implementar.

Tutorial de uso (instalação) no Dev e uma breve introdução:
https://docs.google.com/open?id=0B4m9FQ8snMU3QnRheXJRVnFFQlk


é necessário baixar esses dois arquivos (graphics.h e libbgi.a ):
https://docs.google.com/open?id=0B4m9FQ8snMU3OGZkaGdjUU9vNjQ
https://docs.google.com/open?id=0B4m9FQ8snMU3c2ZHMVdPWTUzRVE


para uso com o Linux eu encontrei esses links, mas não testei:
http://nikhilbhardwaj.in/2011/08/01/graphics-h-windows-linux/
http://itsanimesh.com/2009/01/08/c_graphics_in_linux/

Tem muitos outros tutoriais na internet.


Biblioteca Allegro:
Na verdade é mais que uma biblioteca, é um conjunto delas. Foi pensada para desenvolvimento de jogos 2D e interfaces gráficas.
É um pouco mais difícil de usar, porém possui muitas funções avançadas, como rotação de imagens, transparência, som, input... E também desenho básico de figuras.
Existem vários jogos desenvolvidos com Allegro e uma grande comunidade que a desenvolve e utiliza.
É portável (o mesmo código para Windows, Linux, Mac Os e etc...), open-source, e também grátis Smile
Eu recomendo para quem pensa em desenvolver algum jogo 2D mesmo que seja simples.
Desenhar um quadrado e girá-lo por exemplo, foi muito mais simples que seria usando graphics.h.

Homepage:
http://alleg.sourceforge.net
Comunidade:
http://www.allegro.cc

Tutorial para iniciantes e instalação no Dev:
https://docs.google.com/open?id=0B4m9FQ8snMU3RG5fa2Jwc2MxdUE


Download do devpak versão 4.2.2 para o Dev:
http://members.allegro.cc/LennyLen/allegro-4.2.2-1len.DevPak
ou do google drive:
https://docs.google.com/open?id=0B4m9FQ8snMU3SnZYS1JYUmN4cFE


Instalação no Linux (não testei tbm):
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-Allegro/

Eu escrevi um programa com exemplo de uso, no qual eu desenho um quadrado na tela que pode ser rotacionado usando as setas.
Tem comentários também. Coloquei em um arquivo zip contendo o código fonte (main.c), o executável (allegteste.exe) e o arquivo de projeto do Dev (alegteste.dev)
O main.c pode ser compilado em Linux.
Eis o link:
https://docs.google.com/open?id=0B4m9FQ8snMU3SndfMkRJdTZZcU0


Imagens da execução do programa:

Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões Allegteste11

Bibliotecas Gráficas para C/C++ - Algumas Sugestões Allegteste12


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Existe um problema com essas bibliotecas que é a entrada de dados para o programa. Podemos imprimir strings mas não podemos ler facilmente como se
faz em um console. Existem tutoriais de como ler strings em Allegro. Uma ideia é capturar tecla a tecla pressionada, montar uma string e converter em valores numéricos se for o caso. Deve existir um código pronto por ai. Quando eu tiver algo posto aqui, se alguém conseguir, poste também.

É isso ai, se for pra escolher eu escolheria Allegro. Não se assustem se parecer difícil de cara, vale a pena aprender a usar.
Agora pra quem quer algo mais potente com suporte a desenho 3D, eu sugiro openGL, ou até mesmo uma engine gráfica como a Irrlicht (ótima para iniciantes).
Qualquer dúvida ou comentário postem ai. Sugiram outras caso conheçam.

Falow galera... Smile

Diego Henrix

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos