Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Relogio

Editor Nano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Editor Nano

Mensagem  juk em Ter Out 14, 2014 8:21 am

O nano é um editor muito fácil e prático de usar e na minha opinião um dos melhores editores pra o console. Durante meus primeiros anos de Linux, usei durante muito tempo o editor joe, algumas vezes o mcedit e outras o vi e vim, mas depois que conheci o nano foi paixão a primeira vista pela facilidade de uso e teclas de atalhos fáceis de usar.

Para ajuda:

$ nano -help
$ man nano

Ajuda interna (dentro do nano) CTRL + G

Um aspecto excelente do nano é que a ajuda interna do mesmo é toda em português do Brasil (não descobrir ainda se o programa foi escrito em português do Brasil ou é por causa de variáveis de ambiente).

IMPORTANTE

Ao editar arquivos de configuração importantes do sistema como /etc/fstab, arquivos do grub, lilo, xorg.conf etc inicie o nano sempre com o flag -w que é utilizado para não fazer quebras de linhas automáticas, caso as linhas do arquivo sejam longas e ultrapasse a tela do editor, pois se não o fizer o seu sistema poderá não inicializar devido as quebras de linhas quando o arquivo for salvo e o sistema reiniciado.

Relembrando: flag -w (não faz quebras de linhas automáticas dos parágrafos, caso as mesmas sejam longas)


Dicas de uso básicas do nano

Para salvar um arquivo use CTRL + O
Para salvar o arquivo com outro nome, use CTRL + O e digite um novo nome pro arquivo, na barra que surgira acima das teclas de atalho.
Para sair CTRL + X

Cortando e colando

Para cortar uma única linha inteira use CTRL + K ao mesmo tempo.
Depois posicione o cursor na parte que você deseja colar o que foi cortado usando as teclas CTRL + U

Cortar apenas parte de um texto (não cortar toda a linha).

Posicionar o cursor na parte desejada a cortar e acione as teclas CTRL + 6, na parte inferior acima das teclas de atalho aparecerá Marcação Feita, use a seta direcional direta para ir selecionado as palavras e após tecle CTRL + K para cortar.

Depois use o CTRL + U para colar na parte desejada.

Notas:
Enquanto você não cortar o texto ou cancelar a seleção usando a mesma combinação CTRL + 6 você não poderá editar o documento.

Pode usar as outras setas direcionais para esticar a seleção para o paragrafo abaixo ou para ir desselecionando partes selecionadas por engano.


Copiando

O nano não tem opção para copiar uma palavra ou seleção, apenas opção para copiar uma linha inteira está disponível, mas você pode utilizar o recurso de cortar parte de um texto conforme escrito acima e depois colar no mesmo lugar; e como o último texto cortado fica armazenando ainda no buffer até que se faça um novo corte, então role o documento e cole agora onde você desejar.

Para copiar um paragrafo inteiro use as teclas ALT + 6


Selecionando várias linhas consecutivas pelo teclado

Coloque o cursor no inicio da linha desejada e use CTRL + 6, note que será exibido Marcação Feita acima da barra de teclas de atalho. Utilize a seta direcional direita e seta para baixo para estender a seleção dos parágrafos e concluído use as teclas CTRL + K para cortar a seleção e depois para colar CTRL + U.

Para cancelar a marcação atual, use a mesma combinação de tecla CTRL + 6, sendo exibido acima da barra de teclas de atalho neste momento Marcação Desativada, podendo agora voltar a digitação normal do texto.

Procurando texto

Procurar texto é muito fácil, acione as teclas CTRL + W, e digite a palavra a ser procurada. Para procura a próxima ocorrência da mesma palavra já digitada anteriormente para pesquisa acione CTRL + W novamente (a última palavra digitada pra procura fica sendo exibida em Pesquisar) e tecle Enter; e se desejar procurar uma nova palavra e só digitar a mesma e teclar Enter.


Substituir palavras

Tecle ALT + R

Aparecerá uma barra inferior denominada Pesquisar (Para substituir na seleção:) digite a palavra a ser pesquisada e tecle Enter.
Surgira então Substituir por: digite a nova palavra e tecle Enter
Em Substituir esse termo ? Escolha uma das opções que são: S (sim) N (não) T (todos)

Tecle S para substituir, ele parte para a próxima ocorrência caso haja mais da mesma palavra digitada em Pesquisar, caso deseja parar a substituição atual, tecle CTRL + C


Habilitar a saída provisória para o shell

Para isto você deve copiar para o seu HOME o arquivo /etc/nanorc, usando o comando cp /etc/nanorc ~/.nanorc caso o mesmo não existe ainda no seu HOME.
Em versões antigas do nano ou em distro mais antigas a localização do arquivo nanorc pode está em outro diretório bem como ter uma pequena variação no nome do arquivo.


Editar o arquivo ~/.nanorc e localize a linha: #set suspend
Remova o # (sustenido) da frente de set suspend e pronto.
Agora quando você tiver editando um arquivo no nano e ao acionar as teclas CTRL + Z, você sairá do nano provisoriamente, enviando ele para o segundo plano e retorna ao prompt de comando.
Para retornar ao nano com o mesmo arquivo que você estava editando, basta digitar no prompt o comando fg ou fg nano que você retorna para o documento em edição.


Por enquanto é só, se gostou das dicas e quiser usar o nano como seu editor de console preferido ou em uma janela de terminal, ele tem ainda muitas outras opções a oferecer, para aprender sobre elas é só usar a ajuda interna e também executar o man nano.
Fonte: http://meumundotux.blogspot.com.br/2013/11/editor-de-console-nano.html
avatar
juk

Mensagens : 224
Data de inscrição : 02/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum