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Ferramenta de modelagem 3D - Blender
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Ferramenta de modelagem 3D - Blender
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Boa noite a todos, venho com este post apresentar a ferramenta de modelagem 3D, Blender, apresentando um pouco de sua historia, e mais a frente, disponibilizando links e tutoriais para aqueles que se interessam pelo mundo da modelagem.
"Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine. Está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL). O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License."
"O programa é multiplataforma, estando portanto disponível para diversos sistemas operacionais. O Blender implementa ferramentas similares às de outros programas proprietários, que incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido, dinâmica de corpo macio e dinâmica de fluidos, ferramentas de modelagem baseadas em modificadores, ferramentas de animação de personagens, um sistema de composição baseado em “nós” de texturas, cenas e imagens, e um editor de imagem e vídeo, com suporte a pós-produção. Inclui suporte a Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Atualmente, suporta 25 idiomas, incluindo o português brasileiro."
Segue abaixo, um mapa de versões importantes:
Versão 1.00 - Esta foi a primeira versão do Blender, e estava disponível apenas para o sistema peracional RIX
Versão 2.04 - Esta foi a última versão para sistemas operacionais para iPAQ
Versão 2.11 - Esta foi a última versão para o sistema operacional BeOS
Versão 2.25 - Esta foi a última versão comercial/proprietária, conhecida como Blender Publisher
Versão 2.33 - Esta foi a última versão para o sistema operacional Darwin
Versão 2.37a - Esta tinha sido a última versão para o sistema operacional IRIX, até ser lançada novamente
Versão 2.43 - Esta foi a primeira versão do Blender com suporte a modelagem Sculpt, semelhante ao ZBrush
Versão 2.44 - Lançada em 13 de maio de 2007, foi a primeira versão do Blender com suporte a 64 bits. Foi também a primeira versão com suporte a SSS (Subsurface Scattering)
Versão 2.45 - Lançada em 21 de setembro de 2007, retornou o desenvolvimento de versões para o sistema IRIX
Versão 2.50 - Lançada em 25 de novembro de 2009, trouxe uma interface de usuário redesenhada
Versão 2.65 - Lançada em 10 de dezembro de 2012, é atualmente a última versão estável lançada
"O Blender pode ser utilizado em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas, animação e jogos, como aplicações em arquitetura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo, e desenvolvimento de jogos, graças ao seu motor de jogo embutido. Esta característica pode ser ampliada e agilizada com o uso de scripts em Python. Como modelador, foi recomendado pela Peugeot, para ser usado em seus concursos de design de carros, o Peugeot Design Contest."
"O Blender possui também uma ferramenta chamada Sculpt, que possibilita trabalhar com modelos como se estivesse os esculpindo, semelhantemente ao modelador ZBrush."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blender
Bom, por hoje é só, em breve teremos mais.
[b]
Boa noite a todos, venho com este post apresentar a ferramenta de modelagem 3D, Blender, apresentando um pouco de sua historia, e mais a frente, disponibilizando links e tutoriais para aqueles que se interessam pelo mundo da modelagem.
"Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine. Está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL). O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License."
"O programa é multiplataforma, estando portanto disponível para diversos sistemas operacionais. O Blender implementa ferramentas similares às de outros programas proprietários, que incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido, dinâmica de corpo macio e dinâmica de fluidos, ferramentas de modelagem baseadas em modificadores, ferramentas de animação de personagens, um sistema de composição baseado em “nós” de texturas, cenas e imagens, e um editor de imagem e vídeo, com suporte a pós-produção. Inclui suporte a Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Atualmente, suporta 25 idiomas, incluindo o português brasileiro."
Segue abaixo, um mapa de versões importantes:
Versão 1.00 - Esta foi a primeira versão do Blender, e estava disponível apenas para o sistema peracional RIX
Versão 2.04 - Esta foi a última versão para sistemas operacionais para iPAQ
Versão 2.11 - Esta foi a última versão para o sistema operacional BeOS
Versão 2.25 - Esta foi a última versão comercial/proprietária, conhecida como Blender Publisher
Versão 2.33 - Esta foi a última versão para o sistema operacional Darwin
Versão 2.37a - Esta tinha sido a última versão para o sistema operacional IRIX, até ser lançada novamente
Versão 2.43 - Esta foi a primeira versão do Blender com suporte a modelagem Sculpt, semelhante ao ZBrush
Versão 2.44 - Lançada em 13 de maio de 2007, foi a primeira versão do Blender com suporte a 64 bits. Foi também a primeira versão com suporte a SSS (Subsurface Scattering)
Versão 2.45 - Lançada em 21 de setembro de 2007, retornou o desenvolvimento de versões para o sistema IRIX
Versão 2.50 - Lançada em 25 de novembro de 2009, trouxe uma interface de usuário redesenhada
Versão 2.65 - Lançada em 10 de dezembro de 2012, é atualmente a última versão estável lançada
"O Blender pode ser utilizado em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas, animação e jogos, como aplicações em arquitetura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo, e desenvolvimento de jogos, graças ao seu motor de jogo embutido. Esta característica pode ser ampliada e agilizada com o uso de scripts em Python. Como modelador, foi recomendado pela Peugeot, para ser usado em seus concursos de design de carros, o Peugeot Design Contest."
"O Blender possui também uma ferramenta chamada Sculpt, que possibilita trabalhar com modelos como se estivesse os esculpindo, semelhantemente ao modelador ZBrush."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blender
Bom, por hoje é só, em breve teremos mais.
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